CONTEÚDO | CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS:
Fundamentos da Educação:
- Conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea.
- Principais aspectos históricos da educação brasileira.
Aspectos Legais e Políticos da Educação Brasileira:
- Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações na prática pedagógica.
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
- Estatuto da Pessoa Idosa – Lei nº 10.741/2003.
- LDB – Lei Federal nº 9394/1996 e alterações posteriores.
- Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica.
- Constituição Federal de 1988 – Cap. III.
Educação e Sociedade:
- Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica.
- Função histórica e social da escola.
- A escola como campo de relações para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento.
Processo Didático:
- Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
- Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo.
- A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
Currículo e Cultura:
- Currículo e cultura.
- Conteúdos curriculares e aprendizagem.
- Projetos de trabalho.
- Interdisciplinaridade e contextualização.
- Multiculturalismo.
Projeto Político-Pedagógico e Gestão:
- A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
- O espaço da sala de aula como ambiente interativo.
- A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento.
- Planejamento e gestão educacional.
- Gestão da aprendizagem.
Formação e Atuação do Professor:
- Professor: formação e profissão.
- A pesquisa na prática docente.
Dimensão Teórico-Filosófica da Educação:
- A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas.
- As concepções de aprendizagem-aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas.
- Principais teorias e práticas na educação.
Teorias de Aprendizagem:
- As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem.
- Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.
Psicologia do Desenvolvimento:
- Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais.
Temas Contemporâneos:
- Bullying.
- O papel da escola.
- A escolha da profissão.
- Transtornos alimentares na adolescência.
- Família.
- Escolhas sexuais.
- A valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais.