LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR):
- Interpretação de textos, com domínio de relações discursivas, semânticas e morfossintáticas.
- Tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo e injuntivo.
- Gêneros discursivos.
- Coesão e coerência textual.
- Valor dos conectivos.
- Usos dos pronomes.
- Semântica: sinonímia, polissemia, homonímia, hiperonímia, hiponímia.
- Figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, metonímia, personificação e outros.
- Estrutura e formação de palavras: composição, derivação e outros processos.
- Flexão nominal e verbal.
- Emprego de tempos e modos verbais.
- Classes de palavras.
- Regência nominal e verbal.
- Concordância nominal e verbal.
- Estruturação de períodos: coordenação, subordinação e correlação.
- Pontuação.
- Variação linguística.
- Ortografia vigente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (Nível Médio e nível Superior):
1. Dimensões Legais da Educação Brasileira.
- Constituição Federal (Direitos Fundamentais e o Capítulo Iii, Seção I, da Educação).
- Lei n° 9.394/1996 e suas alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- ECA Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
- Resolução CNE/CEB nº 04/2010: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
- Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
2. Dimensões do Fenômeno Educativo.
- Pensamento Pedagógico Moderno.
- Educação e Sociedade no Brasil.
- Correntes e Tendências Pedagógicas na Prática Escolar.
- As Bases Sociológicas da Educação.
- A Educação como Processo Social.
- A Relação Escola/Família/Comunidade.
- Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem: Diferentes Abordagens.
- A Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos.
- O Sujeito da Educação: Infância, Adolescência e Vida Adulta.
- A Formação do Pedagogo e a Pedagogia.
- Concepções de Aprendizagem/ Aluno/ Ensino/ Professor.
3. Dimensões do Cotidiano Escolar.
- O Planejamento Curricular e o Projeto Político-Pedagógico.
- Os Objetivos Educacionais e os Conteúdos de Aprendizagem.
- Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva.
- Avaliação: Função, Objetivos e Modalidades.
- Os Direitos da Criança e do Adolescente.
- Cidadania e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
- O Papel e a Formação do Professor.
4.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1-Estudos da Infância:
- Bebês, Crianças e a Espacialidade das Instituições Escolares.
- Aproximações entre Infância, Linguagem e Cultura.
2- Alfabetização e Letramento:
- Interações Discursivas na Alfabetização.
- Sistema Alfabético, Processos de Aprendizagem da Escrita, Variação Linguística e Gêneros do Discurso. Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores.
- Práticas de Leitura e Escrita com Bebês e Crianças.
- Livros Infantis: Acervos e Mediações.
3- Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática.
- O Lúdico, Os Jogos e o Ensino da Matemática.
4- Formação da Sociedade Brasileira.
- Diferentes Manifestações Culturais.
- O Ensino de Ciências Naturais e Ciências Humanas.
5- Avaliação da Aprendizagem.
- A Avaliação como Processo Contínuo, Investigativo e Inclusivo.
6- Lei n° 9.394/1996 e suas Alterações:
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- As Diretrizes Curriculares Nacionais e suas Implicações na Prática Pedagógica.