DIGITAL
Ref.: 5VPHQUU57 | Disponibilidade: Imediata

Apostila Maricá - Docente II Completa DIGITAL PROMO10

R$ 97,00
Descrição do produto

LÍNGUA PORTUGUESA (NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR):

  • Interpretação de textos, com domínio de relações discursivas, semânticas e morfossintáticas.
  • Tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo e injuntivo.
  • Gêneros discursivos.
  • Coesão e coerência textual.
  • Valor dos conectivos.
  • Usos dos pronomes.
  • Semântica: sinonímia, polissemia, homonímia, hiperonímia, hiponímia.
  • Figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, metonímia, personificação e outros.
  • Estrutura e formação de palavras: composição, derivação e outros processos.
  • Flexão nominal e verbal.
  • Emprego de tempos e modos verbais.
  • Classes de palavras.
  • Regência nominal e verbal.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Estruturação de períodos: coordenação, subordinação e correlação.
  • Pontuação.
  • Variação linguística.
  • Ortografia vigente. 


FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (Nível Médio e nível Superior):


1. Dimensões Legais da Educação Brasileira.

  • Constituição Federal (Direitos Fundamentais e o Capítulo Iii, Seção I, da Educação).
  • Lei n° 9.394/1996 e suas alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • ECA Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
  • Resolução CNE/CEB nº 04/2010: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
  • Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.


2. Dimensões do Fenômeno Educativo.

  • Pensamento Pedagógico Moderno.
  • Educação e Sociedade no Brasil.
  • Correntes e Tendências Pedagógicas na Prática Escolar.
  • As Bases Sociológicas da Educação.
  • A Educação como Processo Social.
  • A Relação Escola/Família/Comunidade.
  • Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem: Diferentes Abordagens.
  • A Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos.
  • O Sujeito da Educação: Infância, Adolescência e Vida Adulta.
  • A Formação do Pedagogo e a Pedagogia.
  • Concepções de Aprendizagem/ Aluno/ Ensino/ Professor.


3. Dimensões do Cotidiano Escolar.

  • O Planejamento Curricular e o Projeto Político-Pedagógico.
  • Os Objetivos Educacionais e os Conteúdos de Aprendizagem.
  • Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva.
  • Avaliação: Função, Objetivos e Modalidades.
  • Os Direitos da Criança e do Adolescente.
  • Cidadania e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
  • O Papel e a Formação do Professor.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Estudos da Infância. Bebês, Crianças e a Espacialidade das Instituições Escolares. Aproximações entre Infância, Linguagem e Cultura. 2- Alfabetização e Letramento: Interações Discursivas na Alfabetização. Sistema Alfabético, Processos de Aprendizagem da Escrita, Variação Linguística e Gêneros do Discurso. Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores. Práticas de Leitura e Escrita com Bebês e Crianças. Livros Infantis: Acervos e Mediações. 3- Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática. O Lúdico, Os Jogos e o Ensino da Matemática. 4- Formação da Sociedade Brasileira. Diferentes Manifestações Culturais. O Ensino de Ciências Naturais e Ciências Humanas. 5- Avaliação da Aprendizagem. A Avaliação como Processo Contínuo, Investigativo e Inclusivo. 6- Lei n° 9.394/1996 e suas Alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As Diretrizes Curriculares Nacionais e suas Implicações na Prática Pedagógica.

Receba novidades